sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MIRIAN ROTANDANO, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE JEQUIÉ, DESCONHECE REIVINDICAÇÃO DOS PROFESSORES

Mirian Rotandano, Sec. Mun. de Educação de Jequié. Foto: Gicult
Mirian Rotandano, Sec. Mun. de Educação de Jequié. Foto: Gicult


Em todo Brasil, os sistemas educacionais se preparam para iniciar o ano letivo. Para falar sobre a realidade da rede municipal de Jequié e a reivindicação dos professores – a reposição das perdas salariais antes de iniciar as aulas -, o GICULT entrevistou a Secretária de Educação Mirian Rotandano.
GICULT: Como estão os preparativos para o início do Ano Letivo de 2011?
MIRIAN ROTANDANO: Estamos organizando toda rede e preparando a gestão da merenda escolar, conforme a orientação do FNDE, cujos técnicos vieram em Jequié em dezembro passado. Não haverá mais empresa terceirizada. Também estamos fazendo a reforma de algumas escolas. O Ano Letivo está previsto para iniciar no dia 21 de fevereiro.
GICULT: As reformas nas unidades de ensino têm condições de terminar antes desta data?
MIRIAN: Não tem condições de terminar. Temos menos de 40 dias. Em alguns casos haverá licitação. Isso demora um pouco. Onde não forem concluídos os serviços de reforma até o dia 21, vamos dar continuidade.
GICULT: Existe na base dos professores uma discussão a respeito da campanha salarial. No ano passado, o governo não deu nenhuma reposição salarial, apenas um abono (verba indenizatória), depois da greve. Diante disso, em assembléia geral no mês de dezembro, eles tomaram a decisão de só iniciar o ano letivo de 2011 depois que a prefeitura conceder o reajuste salarial. O governo já tem alguma proposta para negociar?
MIRIAN: Esta notícia sobre a decisão do professores é uma surpresa para mim. O prefeito, a Secretária de Educação, da Fazenda, toda equipe está se preparando para discutir a reposição salarial com a APLB-Sindicato, neste mês de janeiro. Vamos apresentar todas as contas e orçamento da prefeitura e também a previsão do Fundef. Todos sabem que o governo continua pagando o abono e o salário dos professores em dia. Acredito na responsabilidade dos professores e na continuidade das negociações.
GICULT: Essa decisão dos professores – de não iniciar o ano letivo sem aumento salarial - é um fato. Aconteceu no dia 14 de dezembro passado, numa assembléia geral no IERP. O que a Prefeitura e a secretária vão fazer?
MIRIAN: Nós não recebemos nada oficialmente. Esta é uma noticia que você está me passado agora em primeira mão. Não recebemos este encaminhamento da diretoria da APLB-Sindicato. Por isso que acredito que pode ser especulação, pois não recebi nada oficial. O prefeito também não recebeu. O que muito me admira nesse momento é que no foi acordado com o Sindicato que a prefeitura entraria em contato com os professores agora janeiro para discutir o reajuste do salário dos professores.
—————————————————————————————-
Assembléia geral dos professores da rede municipal de Jequié
Na próxima terça-feira, dia 1º de fevereiro, os professores do município de Jequié realizarão uma assembléia geral em sua sede, a partir das 9h.
Pauta: a) Campanha Salarial; b) Inicio do ano letivo; c) Encaminhamentos.

Fonte: Gicult